Os Encontros com as Pessoas, as Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, decorrem em maio na freguesia do Imaculado Coração de Maria e este sábado foi dia de visitar o Bairro da Penha de França, um dos empreendimentos habitacionais municipais cujos moradores serão em breve realojados em novos apartamentos, ao abrigo do Programa Amianto Zero, que vai erradicar o amianto de toda a habitação social da Autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cafôfo, e o Presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Gonçalo Aguiar, foram acompanhados pelos respetivos Executivos esclarecer a população relativamente a questões da sua transição para os novos lares, que serão construídos de raiz no Bairro dos Viveiros. Paulo Cafôfo explicou que o empréstimo bancário para o investimento já foi aprovado e que a obra já foi adjudicada à empresa vencedora, faltando apenas o visto do Tribunal de Contas para que a construção comece. O Presidente incentivou a população a contactar diretamente a Autarquia para esclarecer quaisquer dúvidas e comprometeu-se a prestar informação regular sobre as etapas do processo nos próximos meses.

Recorde-se que, no passado mês de março, o Primeiro-Ministro António Costa visitou o Funchal e lançou a primeira pedra deste novo conjunto habitacional nos Viveiros, um investimento de 2 milhões de euros da Câmara Municipal do Funchal, englobado no programa “Amianto Zero”, que vai erradicar o amianto de todos os bairros sociais camarários, resolvendo um problema de saúde pública que persistiu durante décadas. O projeto representará um investimento global de 5 milhões de euros, exclusivamente com verbas camarárias, com vista à construção de 66 novos fogos (28 no Bairro dos Viveiros, em São Pedro, e 38 no bairro da Quinta Falcão, em Santo António), melhorando a qualidade de vida de cerca de 300 pessoas.

As Presidências Abertas no Imaculado Coração de Maria privilegiaram ainda múltiplos contactos de proximidade com a população em vários espaços de convívio da freguesia.