O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, visitou hoje o Centro de Dia e Lar da 3.ª Idade “Vale Formoso”, acompanhado pelo respetivo Executivo Municipal, no âmbito dos “Encontros com as Pessoas”, as Presidências Abertas da Câmara do Funchal, que decorrem durante todo o mês de fevereiro na freguesia de Santa Luzia.

Paulo Cafôfo foi recebido, na ocasião, pela Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, bem como pelo Presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, Rui Freitas, que guiaram o autarca numa visita às instalações do Lar, tutelado pelo referido Instituto, tendo sido possível entrar em contacto com os muitos utentes presentes, que não esconderam o entusiasmo pela visita de Paulo Cafôfo.

O Presidente da Câmara enalteceu as condições do Lar Vale Formoso, ressalvando a importância de ter uma população sénior ativa, o que considerou instrumental para a sustentabilidade futura do concelho. Paulo Cafôfo referiu que o Envelhecimento Ativo, a Inclusão e a Qualidade de Vida são justamente políticas estruturais do Município e lembrou o papel que os ginásios municipais e os Centros Comunitários do Funchal têm na dinamização da população sénior da cidade, contando, atualmente, com mais de 2000 utentes.

Paulo Cafôfo aludiu, por fim, ao projeto anual “Funchal, Cidade Ativa”, introduzido pelo atual Executivo, e cuja 3ª edição começou este mês. Este tem por intuito potenciar a atividade física dos funchalenses ao longo de todo o ano, nos jardins, praças e passeios da cidade, sendo dinamizado pelo Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Autarquia, em parceria com as associações desportivas do concelho.

Durante o mês de fevereiro, estão, assim, agendadas caminhadas e treinos funcionais em todas as sextas-feiras do mês, sob orientação técnica dos ginásios da Câmara Municipal do Funchal. O Presidente sublinhou, contudo, que estes passeios são abertos a toda a população, sendo intenção da Autarquia que cada vez mais funchalenses, e mesmo turistas, se juntem a estas atividades, pelo que fez questão de deixar um repto nesse sentido a todos os presentes.