Os Encontros com as Pessoas, as Presidências Abertas da Câmara Municipal do Funchal, prosseguiram ontem o seu calendário de visitas à freguesia da Sé, que é a 9ª freguesia abrangida por esta iniciativa que teve início em junho de 2016, e que tem realizado um mês de visitas em cada freguesia do concelho. Desta feita, foi a vez de visitar o Centro Comunitário do Funchal, uma estrutura na dependência do Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Autarquia, que conta com 700 participantes ativos e cerca de 2800 utentes esporádicos.

O Centro promove um envelhecimento ativo, através do combate ao sedentarismo e ao isolamento social, proporcionando um vasto conjunto de atividades formativas, recreativas e de lazer a todos os utentes que frequentam este espaço. O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, foi acompanhado pelo Executivo Municipal, tendo sido recebido pela responsável pelo Centro, Fernanda Pereira, com quem foi mantida uma reunião informal.

Seguiu-se um encontro entre o Executivo e várias dezenas de utentes, para explicar o propósito da visita e auscultar todos os presentes sobre as atividades do Centro e alguns projetos de futuro. Paulo Cafôfo sublinhou, na ocasião, a importância para o Executivo das políticas de Envelhecimento Ativo, Inclusão e Qualidade de Vida, que considerou centrais na estratégia municipal.

A iniciativa contou, igualmente, com a presença da Polícia de Segurança Pública (PSP), que esteve presente no Centro Comunitário do Funchal para a entrega simbólica de pulseiras sinalizadoras de doentes com Alzheimer, numa ação da PSP que vai beneficiar alguns utentes do Centro e que o Executivo quis agradecer, reforçando o esforço conjunto de sensibilização e esclarecimento junto de todos os presentes.